16 setembro, 2010

ATÉ QUANDO NASCERÃO OS TOMATES?


 

Hoje ao voltar do trabalho o dia estava se encontrando com a noite e aos poucos a escuridão parecia querer engolir a luz do sol, então olhei para o céu como se estivesse procurando por Deus e vi uma estrela muito brilhante e que eu ainda não havia percebido que ela é a companheira inseparável da lua, que saindo por detrás de uma nuvem deixou meu coração cheio de esperança e minha alma repleta de encantamento.
E pensei...  Há se eu tivesse uma máquina fotográfica!  Depois, pensando melhor falei comigo mesmo: a máquina seria inútil, ela mostrará uma imagem fria para muitas pessoas que não se dão ao trabalho de olharem para o céu, e em pouco tempo terei mais uma foto jogada em uma gaveta ou uma imagem gelada esquecida em um arquivo do computador. O espetáculo que presenciei foi algo mágico porque nada pode reproduzir este brilho que a mãe natureza nos oferece quando a noite mansamente vai tomando o lugar do dia como dois amantes que não se encontram. A lua saía devagar como se quisesse esconder-se do sol, mas percebendo que ficaria sem brilho mostrou toda sua beleza natural para este pobre mortal que foi iluminado por sua luz e pela luz das estrelas. Vale a pena olhar para o céu mesmo que não acredite nele como morada pós morte. Vale a pena olhar para o céu para perceber que lá existe muita vida e magia que encantam num simples olhar.  Chegando em casa fui molhar a pequena horta e comi um tomate, desses que nascem das sementes deixadas cair pelos pássaros, os semeadores de vida! E foi outro momento de muita reflexão. Um simples pé de tomates nos leva a perceber o quão é bom viver simplesmente e sem querer mais do que necessita.
O encantamento da lua, a magia das estrelas e o sabor do tomate se misturaram para me mostrar que uma força descomunal rege a natureza.
E chorei. Pensando no futuro dos meus filhos e netos e de toda a minha geração.
Se a natureza deixar brotar a fúria de quem está sendo agredida há séculos em nome do progresso e da ganância, e vier cobrar com juros tudo que lhe foi tirado.
Até quando haverá um firmamento com estrelas e  um luar para nos encantar?
Até quando nascerão os tomates?
Você que está lendo nesse momento, o lixo que a sua casa produz é reciclado, ou
nós seres humanos inconsequentes, precisaremos ser reciclados para que uma nova maneira de viver possa replantar tudo que foi destruído?

2 comentários:

  1. Olá. Geraldo.
    Espero que os tomates ainda nasçam por muito tempo. Lembro-me de quando, na minha infância, na roça de meu avô, a gente ia para a plantação de tomate para colhê-los. Como não tinha agrotóxico, era uma festa. Tirava do é e comia.
    Que saudades desse tempo.
    Bjs

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade