01 novembro, 2010

DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA.





Mais uma vez me deparo com uma manchete de jornal dizendo que todo dia 22 de março será comemorado o dia internacional da água, e mais uma vez eu pergunto: O que isso quer dizer e quem cria esses nomes para os dias se baseia em quê?   
Então, sou instigado a perguntar: Isso é necessário e tem alguma utilidade? Para “comemorar” esse dia muitos políticos, principalmente os latifundiários subirão em uma tribuna para elogiar alguém ou alguma empresa pelos “grandes” serviços prestados na defesa do meio ambiente. Alguns falsos ecologistas dirão que estão fazendo de tudo para defender a o meio ambiente. As empresas exploradoras do sistema hídrico que lucram bilhões mandam veicular anúncios dizendo que preservaram tal e tal nascente e que estão recuperando a bacia do rio tal, dizendo à população para economizar água.
Se os governantes realmente tivessem algum projeto para a economia da água certamente estariam incentivando, e ao mesmo tempo, obrigando as grandes empresas, as maiores consumidoras de tudo, e também os maiores agressores da natureza, a instalarem filtros para o reaproveitamento da água que é jogada fora de várias maneiras. Se essa preocupação existisse já deveria ter sido inventado um filtro para que toda residência, independentemente do poder aquisitivo do morador pudesse reaproveitar a água que todos os dias correm para dentro dos esgotos. Eu gostaria de saber onde foi parar a água a ser comemorada nesse dia. Os jovens das grandes cidades já viram um rio ou uma lagoa de água cristalina?  Já viram um riacho ou um pequeno regato e podem andar em uma enxurrada sem serem infectados? Ou será que todos nós teremos que voltar para o interior do interior? Pode ser que lá onde o ser humano ainda não pisou exista uma água pura correndo tranquila ou uma lagoa refletindo o azul do céu cujo Criador quando olhou para a sua criação viu que “tudo era bom”, e que certamente hoje deve olhar para a sua imagem e semelhança e lá no fundinho do Seu coração estar arrependido de nos ter dado o livre arbítrio para que mais uma vez pudéssemos escolher entre a vida e a morte, e escolher entre preservar ou enriquecer já que em todas essas duas escolhas a nossa opção foi somente de destruição
Na minha conversa com os mais jovens sempre digo que eles e elas  precisam assimilar e difundir uma consciência ecológica de preservação já  que os mesmos tomarão posse de uma herança de destruição, e querendo ou não, terão muito trabalho para recuperar a natureza se quiserem realmente continuar perpetuando a espécie. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade