15 dezembro, 2010

JARDINEIRO, AGRICULTOR, SEMEADOR E SEMENTE.



VOCÊ PRECISA SEMEAR AMOR POR ONDE PASSAR

Não quero falar do passado.  As coisas boas que aconteceram e as lembranças dos amigos que pensei serem eternas devem ficar para sempre armazenadas no arquivo das boas recordações.  As besteiras que fiz, e não foram poucas, intencionais ou não, ficarão armazenadas em um cantinho da memória de difícil acesso para que não se transformem em fantasmas que me assustam. Não quero olhar muito para o futuro, ele fica longe demais, e mesmo com todo planejamento sempre tem uma força a interferir.
E no final sabemos com certeza que todos teremos o mesmo fim.
“Saiu o semeador a semear e ao jogar as sementes algumas caíram à beira do caminho onde foram pisadas e comida pelas aves. Uma parte delas caiu sobre as pedras e quando germinaram as plantas secaram por falta de umidade. Outras caíram sobre os espinhos e foram sufocadas. Uma outra parcela caiu em terra boa e quando cresceu deu uma boa colheita.
O semeador sabe onde e porque elas germinaram, ou não. E ao lança-las ele sabia que teria de contar com a ajuda de agricultores e jardineiros para que elas pudessem cumprir seu papel de alimentar e enfeitar toda a terra e a vida de todos os seres viventes.
Eu preciso ser agricultor ou jardineiro para entender que as sementes que caíram sobre terra fértil não precisam de muitos cuidados, basta aduba-las com carinho para se multiplicarem. Que as que caíram sobre as pedras precisam ser recolhidas e novamente plantadas para que possam ser produtivas. E as caíram sobre os espinhos que as sufocavam precisam ser recuperadas com cuidado e amor para que também possam produzir frutos saborosos.
E assim, cada semente deu a sua contribuição na construção do mundo. E as colheitas que virão darão frutos na mesma proporção e multiplicarão as sementes que eu jogar no canteiro da minha vida e na vida dos outros. Sei que muitas vezes jogamos sementes podres na terra achando que seus frutos serão saborosos. Tenho plena consciência que muita gente não tem condição de semear, então preciso aumentar meu estoque de sementes porque sei que a minha colheita terá que ser repartida. O agricultor experiente deve saber separar o joio do trigo. Muitas sementes boas que poderiam produzir frutos de vida foram sufocadas pelo abandono de quem tinha obrigação de ser seu jardineiro ou agricultor. Muitos semeadores abandonaram as sementes que foram colocadas em suas vidas, e quando elas  se transformaram em árvores negaram sua sombra àqueles que não souberam podar e regar na hora certa. E por isso muitos idosos abandonados nos asilos choram pela  visita de alguém mais próximo, e ela não acontece.
Eles não souberam cuidar das sementes! Muitas sementes foram semeadas com carinho, mas ao se transformaram em árvores frondosas fingiram não conhecer o seu semeador.  Muitos jovens que eram sementes promissoras transformaram-se em frutos amargos deixando suas vidas sobre o controle do dono da droga.
Muitas pessoas abandonaram a Igreja e a religião onde foram doutrinadas para correrem atrás de falsos milagreiros que aprenderam a arte de semear o culto ao demônio para depois oferecer um falso deus que liberta.
Estes falsos agricultores ou jardineiros nunca foram semeadores.
O mundo poderia ser uma grande estufa de conservação das espécies e muitas comunidades, hospitais e escolas poderiam ser jardins e gerar flores lindíssimas.
.Mas muitos políticos corruptos e muitos empresários gananciosos não aceitaram ser semeadores e se transforam em sementes podres ao destruírem nossa fauna e flora por pura ganância.
Enquanto a principal semente não for prioridade e o ser humano achar que pode mudar a seu bel prazer os contornos da perfeição criadora do universo, as pessoas vão ficando cada vez mais tristes. Enquanto a maioria não plantar para repartir e perceber que toda a safra precisa ser distribuída com a minoria, os agricultores e jardineiros terão que usar a força para defender suas sementes. Os jovens precisam assumir o lugar da semente, do jardineiro e do semeador e não se deixarem levar pelos “donos da terra”. É urgente plantar sementes de ecologia, de fraternidade, de partilha, de amor e compreensão.
Cristo foi o semeador e o adubo que molhou a terra com seu suor e seu sangue.
Ele quer que cada um de nós sinta-se agricultor e jardineiro, adubo e semente de vida para que a paz volte a reinar em nossas casas, em nossas vidas e no mundo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade